sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Desonrada


Título  Desonrada


Autor Sofia Hayat
Editora Edições Asa
ISBN 9789892310855


Categoria Biografia

Código: Bio004


Sinopse

“Sofia Hayat é bela e talentosa. A sua carreira de modelo e actriz é um sucesso: participou já em longas-metragens, programas televisivos, anúncios e campanhas publicitárias. Dificilmente alguém poderia imaginar o pesadelo que viveu até chegar onde chegou. E é precisamente o que está para lá desta vida glamorosa que faz da sua história um exemplo comovente de triunfo e coragem. Nascida em Inglaterra, no seio de uma família muçulmana tradicional, Sofia foi forçada a viver de acordo com regras de um rigor absoluto: o pai proibia-a de fazer amigos e, se se atrevesse a falar com rapazes, era violentamente castigada. Carente e solitária, viu a sua vida mudar quando foi para a universidade. Aí experimentou pela primeira vez as liberdades que a maior parte das jovens ocidentais tomam como garantidas. Na sua nova vida podia ir a festas e divertir-se. Mas a recém-descoberta alegria durou pouco: das ameaças de morte, os pais passaram ao rapto. A reputação da família estava irremediavelmente manchada. A única solução honrosa era a morte.
Desonrada é o relato inspirador da sua luta. Actualmente, dedica o seu tempo livre a ajudar jovens mulheres muçulmanas que se encontram em situações semelhantes às que viveu. A sua história é uma inspiração para raparigas de todo o mundo.”


Apreciação

Cultura, Família, Sociedade. Costumes, Valores, Normas.

O processo de socialização a que somos sujeitos desde a nascença molda-nos e faz de nós quem somos, mas…será só isso que conta?
E o nosso EU interior? A força, os sonhos e a criatividade deste EU será que não nos torna diferentes dos demais?!
Torna e este livro é mais uma prova disso.
Sofia Hayat ousou pensar de forma diferente da sua família e da cultura em que nasceu.
Ousou lutar pela liberdade, felicidade e pelo direito de, embora mulher, ter objectivos e existir.
É um livro encorajador que ensina algo de muito precioso: “Aprendam a amar-vos a vós próprios e tornem-se a pessoa que querem ser.”.
Sei, por experiência, que pensar de forma diferente nos leva a ser criticados pelos que nos são mais próximos. Não é necessário viver no Médio Oriente para sentir um pouco desta descriminação.
Atenção: pensar de forma diferente não significa que estejamos a romper com as pessoas à nossa volta, que não as compreendamos e muito menos que não respeitemos a sua forma de ser e pensar. Significa apenas que somos um indivíduo livre, inteligente, que sabe o que quer e ousa sonhar e traçar valores ou objectivos mais além.
Faço minhas as palavras de Sofia Hayat: “Quero agradecer a todos os que me criaram dificuldades, pois tornaram-me ainda mais forte.”

Sem comentários:

Enviar um comentário