segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Coma


Título  Coma


Autor Robin Cook
Editora Publicações Europa-América
ISBN 5601072610071
Categoria Thriller médico

Código Thr001

Sinopse


“Todos os dias, em todos os países do mundo, os hospitais efectuam pequenas intervenções cirúrgicas de rotina. Os pacientes recuperam rapidamente e podem voltar à sua vida habitual.
Nancy Greenly, Sean Berman e uma dúzia de outros doentes deram entrada no Memorial Hospital de modo a que lhes fosse efectuada uma pequena cirurgia. Mas estas intervenções de rotina acabaram por os transformar em vítimas da mesma tragédia horrível e inexplicável na mesa de operações… nunca voltaram a acordar.
Um erro não identificado, ocorrido durante a anestesia, provocou a morte irreversível do cérebro, deixando-os num coma profundo.
Mas algo de estranho se passa… algo de muito errado. E Susan Wheeler, uma bela, dinâmica e jovem estudante de Medicina, arrisca a própria vida para descobrir a explicação aterradora; uma maquinação tão assombrosa, tão elaborada e, no entanto, tão possível que nos deixa suspensos no próprio medo…”


Apreciação

O meu escritor preferido é sem dúvida Robin Cook.
Este autor não se prende em descrições muito extensas e aborrecidas do tipo: era um dia de sol quente e seco, com nuvens xpto….as descrições existem claro mas têm o objectivo de integrar o leitor na trama e de se manter interessado na mesma!
Ler Robin Cook é um prazer útil pois aprende-se bastante sobre termos médicos, actos hospitalares, ética e sobre a relação médico/doente sendo muito directo e esclarecedor neste tema.
Adoro tudo o que esteja ligado a medicina, sou uma curiosa (da área de números!) que adora livros e séries de medicina.
Recordo que estava a ler este livro na altura em que fui submetida a uma operação cirúrgica.
Na sala, quando estava prestes a ser anestesiada, comentei c/ o pessoal médico o livro que estava a ler e como isso me estava a assustar! Eles só diziam: você não devia ler este tipo de livros, só servem para a aterrorizar!
Sim, é verdade, mas compensa pelo realismo, informação, suspense e pela noção: os médicos são humanos cm nós que têm problemas, erram e a quem podem faltar valores.

Para melhor conhecer Robin Cook:
Programa Conversas de Escritores com José Rodrigues dos Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário